CÂMARA MUNICIPAL DE COROATÁ REALIZA PALESTRA SOBRE OUTUBRO ROSA.

CÂMARA MUNICIPAL DE COROATÁ REALIZA PALESTRA SOBRE OUTUBRO ROSA, COM A PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES, VEREADORES, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E LIDERANÇAS POLITICAS DO MUNICÍPIO.

Outubro Rosa é um esforço sustentado em direção à conscientização sobre o câncer de mama, um movimento que é celebrado anualmente no mundo todo e que tem por finalidade alertar para a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama é uma das doenças mais fatais para mulheres, quando diagnosticado cedo, a probabilidade de cura chega a 95%.

O início da mobilização pela conscientização sobre o câncer de mama está ligado ao fato de ser esse o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.

O movimento Outubro Rosa surgiu por volta dos anos 80, nos Estados Unidos, após o falecimento de Susan Komen. Naquela época, cuidar da saúde dos seios ainda era considerado um tipo de tabu, por isso, sua irmã Nancy deu início a essa campanha com o objetivo de orientar as mulheres sobre a necessidade de se prevenir contra a doença. Afinal, quando diagnosticado bem cedo o câncer de mama tem grandes chances de cura.

Para conferir mais visibilidade, foi organizada a primeira corrida, em que foi distribuído pela primeira vez o famoso laço rosa, símbolo do movimento. Assim, tendo em vista que esse primeiro evento aconteceu no mês de outubro, anualmente cada vez mais países começaram a organizar suas ações nessa época do ano.

No Brasil, a partir dos anos 2000, grandes empresas passaram a defender a causa, de modo que a campanha Outubro Rosa se espalhou rapidamente no país inteiro.