COROATÁ

Coroatá é um município brasileiro do estado do Maranhão. Situa-se no centro-leste do estado, no vale do Itapecuru, e dista cerca de 260 km de São Luís, capital estadual. Sua topografia é predominantemente plana. Sua população total é de 64 123 habitantes (2016), sendo que 47 296 vivem na zona urbana.

História
Os primeiros habitantes a penetrarem neste município foram os portugueses, e, a eles, juntaram-se mais tarde habitantes das zonas vizinhas. A cidade de Coroatá originou-se de “depósitos” ou “paiós” (espécie de posto) de fazendeiros e de visitantes de outras regiões, notadamente do Mearim. Com o progresso do povoado, chegaram novos imigrantes destacando-se os sírio-libaneses que, desenvolvendo o comércio, contribuíram na independência da localidade. Em 5 de novembro de 1843, através da lei n° 173, foi criada a Vila Coroatá, sendo este território desmembrado do município de Caxias e Itapecuru-Mirim. Após 77 anos Coroatá foi elevada a categoria de cidade, considerando assim como a data de sua fundação o dia 8 de abril de 1920, favorecido pela lei n° 924, durante o governo do Dr. Urbano Santos de Araújo.

O primeiro nome desta cidade foi Coroatá Grande, quando era ainda um arraial. Este nome derivou-se de uma planta existente na região chamada pelos moradores de piteira ou agave; a planta era originaria do México e os indígenas conheciam-na como Croatá-Açú. Mais tarde os habitantes começaram a se transportar para um lugar mais próximo do rio Itapecuru onde foi edificada a cidade.

Posteriormente, foi ligada às demais regiões do estado com a construção da Ferrovia São Luís-Teresina, que a liga a capital maranhense São Luís e a capital do Piauí, Teresina. [5

Bandeira
A bandeira foi idealizada pelo professor Iran Lima Costa. O concurso para escolha da bandeira foi convocado no segundo semestre de 1988 pelo então Presidente da Câmara Municipal, Sebastião Carneiro Magalhães, na gestão do então Prefeito Luiz Montenegro Tavares. Uma banca composta por médicos, advogados, engenheiros, estudantes e populares foi incumbida de escolher dentre os trinta e três trabalhos inscritos, os três finalistas. Todos os três finalistas foram de autoria do Professor Iran. Finalmente, no dia 7 de setembro de 1988, em solenidade no salão nobre do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) de Coroatá, a Câmara de Vereadores aprovou e referendou uma escolha da banca, escolhendo, portanto a bandeira. O verde representa as matas; o branco, a paz; o vermelho, o sangue vibrante de um povo trabalhador; o azul, o céu cintilante; e a estrela, sobre o azul do céu, é um símbolo de verdade e de esperança. Em destaque as palavras “Trabalho e Justiça”, entendidas pelos idealizadores como os pilares edificadores e sustentadores da cidade.

Hino de Coroatá
O hino coroataense foi oficialmente apresentado no dia 9 de novembro de 2012, durante sessão da Câmara Municipal de Coroatá. A música e letra é de autoria do Coroataense, cantor e compositor José Carlos Silva, de nome artístico “Daffé”.

Geografia
O município de Coroatá, situa-se na mesorregião leste maranhense e na microrregião de Codó, integrando-se a 5ª microrregião homônima como polo de desenvolvimento regional. A sede do município se encontra em maior parte localizada a margem esquerda do rio Itapecuru, onde sua posição geográfica está na intersecção do paralelo 04° 07′ 48″ de latitude sul, com meridiano de 44° 07′ 26″ O longitude oeste de Greenwich.